quarta-feira, 29 de maio de 2019

ETÂ ARRAIÁ BOM DANADO!!!!!!

                  As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). No entanto, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã. No hemisfério norte, várias celebrações pagãs aconteciam durante o solstício de verão. Essa importante data astronômica marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho no hemisfério norte. Diversos povos da Antiguidade, como os celtas e os egípcios, aproveitavam a ocasião para organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas. “Na Europa, os cultos à fertilidade em junho foram reproduzidos até por volta do século 10. Como a igreja não conseguia combatê-los, decidiu cristianizá-los, instituindo dias de homenagens aos três santos no mesmo mês.

                O curioso é que os índios que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses também faziam importantes rituais durante o mês de Junho. Apesar de essa época marcar o início do inverno por aqui, eles tinham várias celebrações ligadas à agricultura, com cantos, danças e muita comida. Com a chegada dos jesuítas portugueses, os costumes indígenas e o caráter religioso dos festejos juninos se fundiram. É por isso que as festas tanto celebram santos católicos como oferecem uma variedade de pratos feitos com alimentos típicos dos nativos. Já a valorização da vida caipira nessas comemorações reflete a organização da sociedade brasileira até meados do século 20, quando 70% da população vivia no campo. Hoje, as grandes festas juninas se concentram no Nordeste, com destaque para as cidades     de     Caruaru (PE)    e    Campina Grande (PB).

*Dentre uns de nossos símbolos juninos do Nordeste.

A quadrilha:
                       A quadrilha tem origem francesa, nas contra-danças de salão do século 17. Em pares, os dançarinos faziam uma sequência coreografada de movimentos alegres. O estilo chegou ao Brasil no século 19, trazido pelos nobres portugueses, e foi sendo adaptado até fazer sucesso nas festas juninas.

A fogueira:
                       A fogueira já estava presente nas celebrações juninas feitas por pagãos e indígenas, mas também ganhou uma explicação cristã: Santa Isabel (mãe de São João Batista) disse à Virgem Maria (mãe de Jesus) que quando São João nascesse acenderia uma fogueira para avisá-la. Maria viu as chamas de longe e foi visitar a criança recém-nascida.

Músicas regionais: 
                       As músicas juninas variam de uma região para outra. No Nordeste, as composições do sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzaga são as mais famosas. Já no Sudeste, compositores como João de Barro e Adalberto Ribeiro (“Capelinha de Melão”) e Lamartine Babo (“Isto é lá com Santo Antônio”) fazem sucesso em volta da fogueira.

Comidas Típicas:
                       A comida típica das festas é quase toda à base de grãos e raízes que nossos índios cultivavam, como milho, amendoim, batata-doce e mandioca. A colonização portuguesa adicionou novos ingredientes e hoje o cardápio ideal tem milho verde, bolo de fubá, pé-de-moleque, quentão, pipoca e outras gostosuras.


Imagem relacionada    Resultado de imagem para danças de são joão    Resultado de imagem para musicas de festa junina imagem colorida luiz gonzaga


Resultado de imagem para musicas de festa junina imagem colorida luiz gonzaga    Imagem relacionada    Imagem relacionada






Imagem relacionada          Imagem relacionada        Imagem relacionada




Resultado de imagem para vestimenta junina      Resultado de imagem para vestimenta junina masculino      Resultado de imagem para balão festa junina




ETÂ ARRAIÁ BODANADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 14 de maio de 2019

HOMENAGEM DO DIA DAS MÃES DA ESCOLA

Hoje nos perguntamos se terá comemoração das mães e sim teve sim na escola {EMIGA} resolveu homenagear as mãe que tantas vezes dispensamos para ficar com amigos ou amigas e como desse jeito vou-lhe mostrar abaixo...

*Mostradas e explicadas de todo jeito como por exemplo:peças ou até mesmo musicais.
*Musicais e até mesmo um abraço de um jeito bem sensível um abraço ou beijo de uma mãe.

coisas mostradas musicalmente a escola representou:
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

mostradas como também fazendo peça de dia das mães:
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

e a foto também mostrada abaixo representa as mães que trabalham na escola professoras e cozinheiras e até o pessoal da limpeza que são mães:
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e atividades ao ar livre

e as apresentações da escola em video abaixo ↓↓.

terça-feira, 7 de maio de 2019

Comemoração de Feriados

Dia das Mães...

Mãe, principio de tudo, mulher sublime, presente de Deus e exemplo de amor.
Tem uma energia especial, que envolve, protege e consola, capaz de incentivar e conduzir.
Mãe, um presente e um dom...
Feliz dia das mães!!!!!!!!!!

Dia das Mães...

Mãe, teus braços sempre se abrem quando precisamos de um abraço,Teu coração sabe compreender quando precisamos de um ombro amigo, Teus olhos sensíveis se endurecem quando precisamos de uma lição, tua força e teu amor nos dirigem e nos dá asas que precisamos voar.
Mãe, receba um abraço e todo carinho pelo seu dia, mãe você é um presente de Deus!

Feliz dia das Mães...

Resultado de imagem para Dia das maes imagens